Image Map

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cap 10-3 "A Princesa Roubada"


Parte 3

Mel franziu o cenho, sem dúvida estava com o mesmo tipo de dúvidas que Lua. Mas ela estava sem casa e sem renda. E como ela não queria caridade de sua antiga pupila, seria tolice não aceitar uma oferta legítima de emprego.
“Se você tem certeza, Sr. Aguiar, então claro que aceitarei sua oferta, agradecida. Instruirei Jim até que ele alcance padrão suficiente para tomar lugar na escola da aldeia junto com os meninos de sua idade. Depois disto, eu possivelmente não poderei violar sua generosidade com qualquer adicional”.
“Eu pensei que essa poderia ser uma remuneração apropriada”. Ele deslizou um papel com números escritos.
Mel olhou de relance e corou. “É extremamente generoso”, ela disse meio que se desculpando.
“Tolice, aquele menino será difícil de controlar, estou certo. Afiado como uma faca, mas áspero em torno das extremidades. Ele teve liberdade para fazer o que queria a vida toda, eu diria”.
Mel sorriu. “Oh, eu não me importo com isso. Gosto de Jim e de suas extremidades ásperas. Ele tem espírito corajoso e curioso. Por enquanto, eu instruirei os dois meninos juntos. Vindo de mundos tão diferentes, há muitas coisas que podem aprender um com o outro”.
Chay olhou por cima de suas cartas. “O que um príncipe herdeiro teria que aprender com um rapaz como Jim, que não sabe escrever nem o próprio nome?”.
Mel girou para ele e disse serenamente, “só porque Jim nunca teve a oportunidade de estudar não significa que não seja um ser humano inteligente e valioso, Sr. Suede. Com um pouco de educação, quem sabe o que Jim poderá fazer da vida? As pessoas podem nascer na pobreza e na ignorância, mas não têm que permanecer assim”. Ela dobrou a costura que estava fazendo e a pôs de lado. “Talvez eu tenha recebido algumas noções radicais de meu pai, mas creio que as pessoas podem aprender muito ao se colocarem no lugar do outro”.
Chay olhava fixamente para ela.
“Além disso”, Mel continuou. “Acredito que a maior do conhecimento de Nicky venha dos livros. Jim, por outro lado, apesar de nunca ter sido tutorado, tem vasto conhecimento do mundo natural. E se supera na aplicação prática”.
“Senhorita Melanie, é uma pena que nunca tenha se encontrado com a minha tia-avó Gert”, Arthur disse. “Acredito que teriam muito em comum”. Ele movimentou a cabeça em direção à pintura da mulher de aparência severa.
Mel de repente franziu o cenho ao pensar em algo. “Como poderei ensinar Nicky e Jim juntos quando ele vai para Londres amanhã?”.
Arthur pareceu surpreso. “Você virá conosco, claro. Você disse que precisava fazer algumas compras”.
“Sim, eu suponho… mas e quanto a Jim?”.
“Ele virá, também. Creio que ele adoraria fazer uma viagem a Londres. E Nicky terá um companheiro para a longa jornada”.
“Mas temos realmente certeza de que o pai dele morreu? Nós não podemos apenas criar uma criança como um filhote de cachorro perdido e o levar para fora de onde vive”.
Ele pareceu pensativo. “Você está certa. Eu deveria investigar o assunto mais profundamente”.
Ele girou para Lua. “Princesa, posso te convidar para um jogo de cartas? E Chay, talvez a senhorita Melanie possa te oferecer uma partida de xadrez. Eu notei ontem à noite que ela parecia mais do que um pouco familiarizada com o jogo”.
Alguns momentos depois Lua estava franzindo o cenho com uma das mãos cheias de cartas, tentando se recordar das regras do Bezique. Sem esforço aparente ele tinha arrumado tudo: um emprego para Mel, o futuro de Lua, a educação do filho dela, de Jim, além do entretenimento da noite.
“Por que você se preocupa com a educação de um suposto menino órfão, filho de pescador?”, ela perguntou a ele, jogando uma carta ao acaso.
Ele olhou de relance para o retrato de sua tia-avó. “É o legado da minha tia-avó Gert. Ela gostava muito de cuidar de meninos perdidos, não desejados. Suponho que foi por isso que a Sra. Barrow acabou trabalhando para ela — elas eram completamente opostas na escala social, mas tinham espíritos parecidos. Minha tia-avó Gert me pegou para criar e a Sra. Barrow pegou Harry”. Ele tocou uma carta. “Minha tia-avó Gert modelou nossos futuros e a Sra. Barrow foi como nossa mãe”.
“Mas eu pensei que Harry era seu irmão”.
“Meu meio-irmão”, ele a corrigiu. “Nasceu de uma pulada de cerca. Nós tivemos o mesmo pai, mas a mãe do Harry era uma criada. Quando ela viu que estava grávida, meu pai pagou ao forjador da aldeia para casar-se com ela”.
“Oh”, ela disse, e então não soube mais o que dizer, porque ela dificilmente poderia perguntar a ele se ele tinha nascido de uma pulada de cerca, também. Ela derrubou outra carta.
“Minha mãe era casada com meu pai”, ele disse a ela. “Mas eles tinham brigas seriíssimas no momento, e os dois tinham sido infiéis, então quando ela disse a ele que eu não era seu filho de verdade, ele acreditou”.
“Mas isto é terrível!”, ela exclamou. “Como ela pôde fazer isso com ele? E você”.
Ele encolheu os ombros. “Creio que o casamento deles era notoriamente tempestuoso. Ou deveria dizer infame?”.
“O que você quer dizer, você acredita? Não sabia?”.
“Não, eles se reconciliaram quando eu tinha três anos, e novamente quando eu tinha seis anos, mas meu pai nunca permitiu que a minha mãe me levasse para casa nessas ocasiões. Eu ficava em Londres. Ele se recusava a tolerar me ver, embora ela insistisse que eu realmente fosse seu filho”. Ele encolheu os ombros. “Ele nunca acreditou nela”.
“Mas isto é terrível”.
“Para falar a verdade não. Ele não tinha nenhuma razão para confiar na palavra dela; suas infidelidades eram quase tão legendárias quanto as dele”.
Lua fez uma carranca. “Então como—”, ela começou, então parou. Ela iria fazer a pergunta mais impertinente possível. Ela mordeu o lábio.
“Como eu sei que sou realmente filho do meu pai?”, ele ofereceu. “E eu te adverti sobre os lábios—que você está fazendo do modo errado. Você quer que eu te mostre novamente?”.
Lua sentiu uma chama no rosto. “Pare com isto!”, ela silvou. “Não na frente de outras pessoas!”.
Ele deu um suspiro. “Você é muito difícil para um homem, sabe. Agora onde nós estávamos? Oh sim, você estava se perguntando como eu sei que não sou realmente um bastardo”, ele a lembrou, e antes que ela pudesse informá-lo que ela estava não se perguntando tal coisa malcriada, ele continuou, “Harry e eu temos alguns meses de diferença de idade, mas a semelhança entre nós é notável. Isso explica?”.
Explicava. Obviamente, com duas mães diferentes, a semelhança deveria vir do pai.
Mas ele não explicou o porquê de ele e Harry terem crescido juntos, e por que sua tia-avó Gert o tinha criado, e por que Harry tinha sido uma criança selvagem. Ela não tinha nenhuma compreensão da dificuldade pela qual ele tinha descrito a si mesmo como uma criança carente. Qualquer criança seria em uma situação tão apavorante. “Você disse que você e Harry tinham crescido juntos”.
“Sim, tia-avó Gert nos levou para debaixo de sua asa”. Ele empurrou a cabeça na direção da mulher de aparência severa na pintura. “Tia solteirona do meu pai, uma mal humorada e corajosa mulher que a maioria das pessoas morria de medo”.
Olhando para aquele retrato, Lua podia bem imaginar isto.
“Ela foi até a residência da minha mãe em Londres um dia, marchou até o quarto das crianças, e simplesmente me confiscou. Disse a minha mãe que ela não era feita para criar uma criança, muito menos um menino Aguiar, e que ela, a tia-avó Gert, faria isto de agora em diante. Ela literalmente me criou, eu tinha mais ou menos sete anos, acho—me entregou ao criado dela como um pacote, e fomos na carruagem dela”.
Lua estava chocado. “Mas sua mãe não lutou?”.
Ele agitou a cabeça ligeiramente. “Mamãe não disse uma palavra. Era provavelmente um alívio para ela terem me tirado do caminho”.
Lua não podia acreditar no modo alegre como ele tinha falado disto. “Eu mataria qualquer um que tentasse tomar meu filho de mim”.
Ele sorriu. “Posso acreditar nisto. Mas a tia-avó Gert não era uma mulher que pudessem dizer não. A maioria das pessoas tinha horror a ela”.
“Não era nenhuma maravilha, se era assim que ela se comportava. Pobre pequeno menino. Você deve ter ficado apavorado”.
Ele trunfou a carta dela. “Eu fiquei, no princípio, mas foi antes de aprender que debaixo daquela aparência exterior de Átila o Huno, a tia-avó Gert tinha um coração do mais puro ouro. Ela era, bem resumidamente, um doce”. Ele olhou de relance para o retrato e ergueu sua taça de conhaque em um brinde. “Para tia-avó Gert, que me fez o homem que sou hoje”. Ele bebeu.
Lua assistiu o movimento da coluna forte da garganta dele na medida em que bebia. A tia-avó Gert tinha muito do que se orgulhar.
“E Harry, a criança selvagem?”, ela perguntou, depois de um momento.
Ele colocou a taça de lado. “Harry era muito parecido com Jim quando o encontrei pela primeira vez—um selvagem e pequeno malandro. Mas tia-avó Gert o educou—nós fomos educados juntos e enviados para a escola do nosso pai, o que o deixou furioso. Ele conseguiu nos tirar de lá e então a nossa tia-avó Gert nos mandou para Harrow, o que o enfureceu quase tanto”.
Ele sorria amplamente com as reminiscências. “Tia-avó Gert era uma radical que não se importava com os ares e graças da aristocracia. Mas também era esnobe ao considerar um Aguiar—mesmo um bastardo—superior a qualquer outro ser humano. Ela me deixou sua fortuna, mas deixou um legado para Harry, também, e a minha parte tinha uma dúzia de cláusulas. O emprego da senhorita Melanie cumprirá um deles. Teria ficado encantada ao ter uma criança, filho de pescador, educada com um príncipe real. E ela teria gostado muito do seu menino. Tia-avó Gert admirava coragem acima de tudo”.

Eles partiriam para Londres logo depois do café da manhã. Lua e Mel lotaram seus pertences escassos e seus estojos estavam esperando no corredor. O gatinho Kitty uivava furiosamente dentro de uma cesta de vime forte, uma pata amarela batia furiosamente em ninguém que fosse incauto o suficiente para se aproximar. Juno se sentou perto, cheirando ocasionalmente a cesta e observando com interesse como a pata de gengibre batia em vão.
O café da manhã tinha sido um acontecimento. A Sra. Barrow o tinha feito com orgulho, montes de bacon, ovos, rins picados, arenques defumados, uma abundância de torradas, café quente, cheiroso, mas ninguém pareceu ter muito apetite, com exceção de Arthur.
“Sr. Thur!”, a Sra. Barrow entrou repentinamente na sala. “O senhor Walter Tinknell está vindo com alguns de seus homens, e há outros soldados com eles—meia dúzia—estrangeiros, creio, e todos montados a cavalo”.
Todos se apressaram para olhar pela janela. Com certeza, uma pequena comitiva estava vindo pela calçada. Dois homens montavam na dianteira. Um tinha a face vermelha, era de idade avançada e gordo, usava um casaco azul apertado com botões de ouro grandes e montava um cavalo caçador esperto com pelo castanho avermelhado. O outro era bonito, loiro e elegante: um retrato de perfeição masculina. Esbelto, flexível, ainda assim com um poder macio e lustroso, montava um garanhão preto magnífico como se tivesse nascido sobre o cavalo. Havia um bigode dourado e fino sobre seu lábio superior. Seu uniforme compartilhava sua beleza, sendo preto e com vários detalhes em ouro. Usava um chapéu militar com um brasão de ouro e uma pena curvada.

Lua sentiu seu interior congelar. “É o Conde Anton!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, gosto dos comentários!Sem xingamentos okay?